A Sala de Imprensa é um canal de comunicação entre a Troller e os jornalistas com informações úteis, releases, contato com a assessoria, fotos, vídeos e imagens.
Confira nossas dicas sobre calibragem de pneus
Para boa manutenção e conforto em suas viagens e aventuras, colocamos aqui algumas dicas de calibragem de pneus. Confira:
- Pressão de Enchimento:
Os pneus devem ser enchidos conforme as recomendações do fabricante do veículo, que sabe quais são as condições ideais de uso do veículo e dos pneus escolhidos para ele. Mas é comum que os pneus estejam descalibrados se o condutor não mantém a manutenção adequada. As três situações mais encontradas são:
Excesso de Pressão:
Causa alteração da área de contato com solo, diminuição da vida útil, desconforto, menor aderência com o solo e desgaste irregular no centro da banda de rodagem. O supertencionamento da carcaça deixa o pneu mais suscetível a cortes e impactos.
Falta de Pressão:
Provoca alteração da área de contato com o solo, aquecimento excessivo, diminuição da vida útil, fadiga prematura da estrutura, quebras na carcaça, desgaste irregular nas bordas e aumento no consumo de combustível. Também pode provocar a quebra e separação dos componentes da estrutura do pneu.
Pressão Correta:
Tem-se o contato perfeito com o solo, com desgaste regular, aumento da vida útil e melhora o desempenho do motor com menor consumo de combustível.
- No off-road: Em terrenos com baixa sustentação, como areais e lamaçais, pode-se reduzir a pressão dos pneus para obter maior área de sustentação. A pressão mínima recomendada deve ser observada no manual do proprietário. Somente reduza a pressão se tiver meios para recalibrá-los após a manobra. Enquanto estiver com a pressão baixa nos pneus, trafegue sempre em velocidades reduzidas para evitar superaquecimento e destalonamento.
- Verificação da pressão:
Deve ser feita semanalmente ou a cada 15 dias. Antes de longas viagens, faça uma checagem da pressão.
Se for viajar com o veículo carregado, incremente a pressão de ar de 2 a 4 libras/pol, desde que este aumento não ultrapasse a máxima recomendada pelo fabricante (se houver recomendação de pressão com o veículo carregado no manual deve ser seguido no lugar desta recomendação).
Lembre-se de checar a pressão com os pneus frios. Dependendo do percurso percorrido e da velocidade a que foi submetido, um pneu demora de uma a duas horas para esfriar!
- A tampa do bico da válvula:
A tampa é um acessório extremamente útil, pois evita vazamento de ar e a penetração de umidade e impurezas, que danificam o núcleo da válvula.
- Rodízio - como revezar os pneus:
Para se utilizar o potencial do pneu, deve ser feito um rodízio a intervalos regulares e de acordo com a recomendação do fabricante.
O rodízio serve para compensar a diferença em desgaste, permitindo um aumento em quilometragem e eficiência e proporcionando uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas.
E lembre-se:
O primeiro rodízio é o mais importante. Após o rodízio verifique o alinhamento do veículo, o balanceamento e a pressão de ar dos pneus.