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O Novo Troller T4 é um carro totalmente novo, de para-choque a para-choque, que foi refinado em todos os aspectos mantendo a sua característica básica original de legítimo off-road. Além de mais forte e econômico, ele também aprimorou o comportamento dinâmico, a segurança e o conforto para os ocupantes, com interior mais silencioso e prático. O seu projeto foi 100% criado pela engenharia brasileira e contou com a inclusão de mais de 1.700 novos itens. Esse trabalho incluiu mais de 75 mil horas de desenvolvimento virtual e 200 mil km de testes em estrada e fora de estrada. Os testes de desempenho e durabilidade incluíram condições extremas, no Campo de Provas de Tatuí e nas pistas na fábrica de Horizonte, com os mais variados tipos de obstáculos, como subida e descida em dunas, pisos de pedra, lama, valas, “pot holes”, áreas alagadas e com vegetação. A suspensão foi retrabalhada, tanto na geometria como na calibração, para oferecer mais robustez e aprimorar o comportamento dinâmico. “O desenvolvimento dos freios ABS foram feitos nos EUA e na Europa, uma vez que esse equipamento exige uma calibração especial para uso fora de estrada. Nessa aplicação, por exemplo, há situações em que é desejável uma pequena derrapagem na traseira ao fazer uma curva”, explica Alex Chebrat, engenheiro de Desenvolvimento. “O resultado final atendeu todos os objetivos determinados no projeto.” Motor de 200 cv O Novo Troller T4 é equipado com um motor de última geração, o Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv de potência (@ 3.500 rpm) e torque de 470 Nm. Ele conta com tecnologia avançada de injeção a alta pressão e turbocompressor de geometria variável para um processo de combustão limpo e eficiente, que atende o padrão de emissões Proconve L6. O torque máximo do motor é disponível em uma faixa ampla de giro, de 1.700 a 2.500 rpm, notada na agilidade para encarar qualquer terreno. Além de mais força, ele gera menos ruído e vibração, aumentando o conforto dos ocupantes. E também tem um consumo de combustível até 10% mais econômico: faz 9,8 km/l na cidade de 12,3 km/l na estrada (medições feitas conforme as normas NBR 6601 e NBR 7024). Isso ajuda a aumentar também a autonomia, com tanque de combustível de 62 litros. Esse conjunto aumenta tanto a força trativa como a velocidade do veículo em todas as marchas, atingindo à máxima de 180 km/h. Transmissão e comando eletrônico de tração A transmissão manual de seis velocidades é outra novidade que contribui para esse desempenho, fazendo um casamento perfeito com o motor. As suas marchas foram escalonadas para otimizar a economia, aproveitando ao máximo o torque do motor em qualquer rotação, com redução do consumo e ruído. O comando eletrônico de tração permite a seleção de três opções por meio de um botão no console: 4X2, 4X4 High e 4X4 Low, para diferentes condições de terreno, privilegiando a economia ou a força para superar obstáculos, aclives e atolamentos. Com ele, não é mais preciso acessar a roda livre na roda. O sistema de seleção “shift on the fly” permite o acionamento do modo 4x4 High em movimento a até 120 km/h. O diferencial traseiro autoblocante, com sistema de bloqueio Trac-Lock, tem uma perfeita integração com a tração 4x4. Ele pode atuar parcialmente, transferindo torque para a roda com maior aderência em terrenos difíceis, e também compensa as variações do piso. Novo chassi O novo chassi com perfil retangular fechado forma um conjunto de robustez e alta durabilidade para suportar os impactos habituais em trilhas. Ele foi projetado para se amoldar melhor ao terreno, favorecendo o contato das rodas com o solo. A carroceria é feita com uma estrutura metálica tubular “space frame”, de grande resistência para proteção dos ocupantes. O freio a disco nas quatro rodas, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), reconhece o tipo de piso para garantir eficiência e controle nas paradas. Os pneus de uso misto oferecem uma condição equilibrada de uso, para rodagem segura on-road e off-road. Desempenho todo-terreno O Novo Troller T4 ampliou o seu poder off-road. O ângulo de entrada foi aumentado em 1 grau (para 51 graus) e o ângulo de saída melhorou 14 graus (igualando o de entrada, com 51 graus). O utilitário também ganhou 1 grau no ângulo de transposição de rampa, que agora é de 30 graus. Ele suporta também aclive máximo de 45 graus, inclinação lateral de 40 graus e imersão em profundidade de até 800 milímetros.