Sala de Imprensa

Imagem ilustrativa
A Sala de Imprensa é um canal de comunicação entre a Troller e os jornalistas com informações úteis, releases, contato com a assessoria, fotos, vídeos e imagens.

Últimas Releases

[caption id="attachment_11866" align="alignright" width="300" caption="Cânion Guartelá/ Foto: Vinicius Amaro"][/caption] O município de Castro surgiu às margens do histórico Caminho do Viamão e foi o maior centro tropeiro do Paraná.  O povoamento de Castro iniciou-se com o tropeirismo, ciclo econômico do Brasil Colonial. O Rio Iapó, por sua característica alagadiça, obrigava os tropeiros em trânsito a acampar e esperar. Com a parada dos tropeiros formou-se o Pouso do Iapó, no trecho raso do rio.
Até 1857 a já então Vila Nova de Castro foi elevada à categoria de cidade, sendo considerada a primeira instituída no Estado após a instalação da Província do Paraná. A partir de 1885, Castro começou a receber um grande fluxo de imigrantes, primeiro alemâes e poloneses, depois holandeses e japoneses, que juntos transformaram esta paragem em um centro nacional e internacional de referência em produção agrícola e pecúaria.
Tibagi
Localizado no Centro-leste do Paraná, Tibagi, a terra do diamante, oferece atrativos de janeiro a dezembro, sendo rica em belezas naturais, culturais e gastronômicas. A história do garimpo no rio Tibagi, que margeia a cidade, é cheia de aventuras, crimes, fortunas passageiras e fatos políticos.
Natureza e aventura
Cânion Guartelá
[caption id="attachment_11867" align="alignright" width="300" caption="Mirante do Cânion/ Foto: Família Miller"][/caption] Considerado um dos maiores cânions do mundo, o Guartelá possui 32 km de comprimento e altitudes entre 700 a 1200 metros. Com abertura máxima de um quilômetro, as escarpas têm entre 100 e 130 metros de abertura. Sua formação geológica remonta à Era Paleozóica há mais de 400 milhões de anos, fazendo do Parque um patrimônio arqueológico, localizado no planalto dos Campos Gerais entre Castro e Tibagi. Formada por rico ecossistema e várias atrações naturais, a região é protegida pelo Parque Estadual do Guartelá. Possui também formações areníticas, vales profundos e inscrições rupestres, que podem ser conhecidas através de várias trilhas feitas a pé, em meio à flora e fauna.
O parque funciona de quarta a domingo e feriados nacionais das 08h00 às 18h00. O local não conta com lanchonete, nem área de camping. O acesso é gratuito. O parque tem visitação limitada, Para grupos acima de 15 pessoas é necessário agendar sua visita. Para visitar as pinturas rupestres é preciso a prévia contratação de um condutor local.
Rio Iapó
O Rio Iapó tem importante ligação histórica com o Ciclo do Tropeirismo, pois quando os Tropeiros chegavam até esse rio, que na língua indìgena quer dizer "O Rio que Alaga", eles tinham o desafio de vencer as águas e atravessar de uma margem a outra, sendo isso impossível em épocas de enchentes. O desafio hoje é vencer as quedas e corredeiras no Canyon do Rio Iapó (Guartelá), através da prática de rafing e canoagem. O acesso ao rio pode ser feito por vários locais, entre eles pela Fazenda Capão Alto, pelo Parque Municipal (Prainha) e através da Pousada do Canyon Guartelá.
Rio Tibagi
A bacia do Rio Tibagi é a segunda de maior importância no Estado do Paraná. As cachoeiras  são atrativos para adeptos de esportes aquáticos como o rafting e a canoagem.
Grutas
Castro possui várias grutas cadastradas nos distritos de Socavão, Pinheiro Seco e Lagoa dos Alves. Todas as visitas devem ser agendadas com antecedência.
Para mais informações e agendamento de vistas: