A Sala de Imprensa é um canal de comunicação entre a Troller e os jornalistas com informações úteis, releases, contato com a assessoria, fotos, vídeos e imagens.
Roteiro de viagem Troller deste mês te leva a conhecer a histórica trilha da Estrada Real
Imagina curtir uma trilha com seu Troller repleta de desafios, com cenário mágico e histórico. Para este mês nossa dica será nada mais nada menos que a bela trilha pelos caminhos da Estrada Real.
Pode ser na terra, no asfalto, em trilhas ou pedras. Não importa. Na Estrada Real, a aventura é garantida. Em cada caminho, uma nova descoberta: vilas, igrejas, cachoeiras, montanhas, grutas e rios compõem um dos mais importantes patrimônios culturais e naturais do planeta. Para os olhares mais atentos, pontes de pedra, ruínas, chafarizes, evidenciam as marcas deixadas pelo período colonial.
A Estrada Real, nos dias de hoje, é a reunião dos vários caminhos construídos no Brasil–Colônia, principalmente no século XVII, para o transporte das riquezas do interior do Brasil para o litoral do Rio de Janeiro, donde era transportado para a metrópole portuguesa.
São 1.512 km que permitem mergulhar na história brasileira. Uma oportunidade única de viver as experiências que bandeirantes, tropeiros, oficiais e outros viajantes encontraram na Estrada Real. A circulação de pessoas, mercadorias, ouro e diamante eram obrigatoriamente feita por eles, constituindo crime de lesa-majestade a abertura de novos caminhos.
A Estrada Real foi criada pela Coroa portuguesa no século XVII com a intenção de fiscalizar a circulação das riquezas e mercadorias que transitavam entre Minas Gerais - ouro e diamante - e o litoral do Rio de Janeiro - capital da colônia por onde saíam os navios para Portugal. O nome Estrada Real passou a aludir, assim, àquelas vias que, pela sua antiguidade e natureza oficial, eram propriedade da Coroa metropolitana.
A grande importância das vias fez nascer inúmeras vilas e cidades. Esses povoados à beira do caminho, com o cruzeiro, a capela, o pelourinho, o rancho de tropas, a venda, a oficina e as casas de pau-a-pique simbolizaram, durante longo tempo, o processo de nucleação urbana do centro-sul da colônia.
Mas com o fim desse ciclo econômico e com a industrialização, o caminho ficou por muito tempo esquecido, o que ajudou na sua conservação e possibilitou hoje o surgimento de vários projetos de recuperação para explorar seu potencial turístico.
Hoje, a Estrada Real é formada por 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais, 08 no Rio de Janeiro e 07 em São Paulo. A união desses destinos reuniu atrativos de sobra para uma longa viagem. São construções coloniais, igrejas, museus, reservas ecológicas, esportes de aventura, estações de águas minerais, culinária mineira e, principalmente, nossa história.
Não pense que a Estrada já nasceu com toda essa extensão. Foi a união de três caminhos surgidos em momentos diferentes que deram origem ao que ela é hoje: o Caminho Velho, o Caminho Novo e a Rota dos Diamantes.
Confira os caminhos da Estrada Real:
Caminhos dos Diamantes: Pode ser percorrido de Ouro Preto – Diamantina ou Diamantina – Ouro Preto num total de 395 km divididos em 18 trechos
Caminho Velho: Pode ser percorrido de Ouro Preto – Paraty ou Paraty – Ouro Preto num total de 710 km divididos em 27 trechos
Caminho do Novo: Pode ser percorrido de Ouro Preto – Porto Estrela ou Porto Estrela – Ouro Preto num total de 515 km divididos em 18 trechos
Caminho do Sabarabuçu: Pode ser percorrido de Cocais – Glaura ou Glaura – Cocais num total de 160 km divididos em 6 trechos.
Mais informações acesse: http://www.estradareal.tur.br/
Vai para a Estrada Real com o seu Troller? Queremos saber tudo sobre sua viagem! Compartilhe conosco em nosso mural no Facebook: https://www.facebook.com/TrollerBrasil.