A Sala de Imprensa é um canal de comunicação entre a Troller e os jornalistas com informações úteis, releases, contato com a assessoria, fotos, vídeos e imagens.
Roteiro de Viagem: Conheça o Parque Nacional da Serra da Canastra
Nossa dica de viagem do mês reserva muitas aventuras para você curtir com o seu Troller! Nossa dica é o Parque Nacional da Serra da Canastra! Conhecido por abrigar a nascente do Rio São Francisco. Criado em 1972, o Parque possui grandes riquezas naturais, como as formações vegetais dos campos de altitude, e históricas, como diversos sítios arqueológicos. Ao longo do Parque podem ser vistos pinturas em cavernas, agulhas de osso, machados de pedra e cerâmica.
Chapadas, rios cristalinos, cachoeiras imensas e cerrado... muito cerrado. Este é o cenário das belas paisagens que compõem a trilha que margeia o Parque Nacional da Serra da Canastra, situado no Estado de Minas Gerais.
O Parque Nacional da Serra da Canastra e a Serra da Babilônia estão localizados na região oeste do Estado e já foram ocupados por povos indígenas, garimpeiros e criadores de gado, devido às suas riquezas naturais, com águas cristalinas, limpas e sempre preservadas. É impressionante ver cada rio de águas límpidas e transparentes, paralelos às longas estradas de terra.
A trilha é marcante por sua extensa beleza e cenários como a nascente do rio São Francisco, o maior rio do Brasil, com 2.800 km de extensão. O rio drena uma área de aproximadamente 641.000 km2, nascendo em Minas Gerais, na Serra da Canastra, e desemboca no Oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas.
A região tem como paisagens o cerrado, sempre com poucas árvores de pequeno e médio porte, que alternam com campos rupestres, pequenas flores amarelas que percorrem pelos vastos campos. Durante a trilha é possível encontrar aves e bichos como seriemas, gaviões, tucanos, tamanduás-bandeira, lobos-guará, corujas e tatus-canastra.
A estrada que leva até a cidade de Passos (MG) possui pista única mas bem sinalizada e com bom asfalto. Atravessando a cidade será necessário pegar a balsa que cruza a represa dos Peixotos, uma bela paisagem já no início da aventura, até chegar à cidade de São João Batista da Glória (MG). Uma travessia curta de no máximo 15 minutos. Existem duas balsas que operam constantemente.
Fauna e Flora
No parque espécies como o lobo-guará, o tatu canastra, tamanduá bandeira e o pato mergulhão são considerados ameaçados de extinção. Conta também com grande número de espécies de aves, répteis, anfíbios e peixes.
Há no Parque formação vegetal típica, tropical atlântica e campos rupestres, além de mata ciliar e pequenas porções de campo-cerrado. Canela de ema, arnica e arnica-do-campo são algumas das espécies mais abundantes.
Atrações
A época ideal para visitação é de abril a outubro. Entre os passeios mais procurados estão a trilha que vai até à nascente do rio São Francisco. A cachoeira mais conhecida é a Casca D'anta, que tem mais de 80m de queda. A bela Cachoeira do Rolinho também é uma boa opção para banhos.
Localização e acessos
Está localizada na região sudoeste do estado de Minas Gerais. O acesso é feito a partir de Belo Horizonte, pela MG-050, BR-381 e MG-431. São Roque de Minas é a cidade mais próxima à unidade, a 330 km da capital mineira. A área é de 200.000 ha.
Temperatura Média Anual
De 18º a 20º
Infra-estrutura
O horário de visitação do Parque é das 8h às 18 h, todos os dias. O valor do ingresso é R$ 7,50 por pessoa – isentos: menores de 12anos e maiores de 60 anos.
Mais informações
Fone: (37) 3433-1326
Queremos que você compartilhe conosco desta trilha e de todas as outras aventuras. Compartilhe em nossa fan-page no Facebook - https://www.facebook.com/TrollerBrasil